Estrutura para identificação de Padrões em Gestão de Projetos
Estava procurando na internet sobre Padrões de Gestão de Projetos (na verdade eu buscava padrões de cronograma ou soluções técnicas pré-prontas) e acabei encontrando algo bem melhor: uma biblioteca de padrões comportamentais em projetos!
Os autores Alistair Cockburn e Mark Skipper, que são doutores na área de computação na Noruega e embora trabalhem na área de desenvolvimento de software, resolveram identificar e relacionar padrões comportamentais em projetos baseados em suas experiências. Para tal, criaram um formulário com perguntas (traduzido ao final deste texto) para facilitar a identificação e o relacionamento dos padrões.
Penso que nossa comunidade de Gestão de Projetos aqui no Brasil poderia contribuir com esta pesquisa, para que no futuro possamos compreender melhor o comportamento das pessoas em projetos e possamos ter constatações mais consistentes do que nosso próprio “feeling” ou as referências simplórias do PMBOK sobre gestão de pessoas.
Abaixo o resumo de alguns padrões contidos no site (http://c2.com/cgi/fullSearch):
- Expert in Earshot / Escutando o expert: Um grupo de juniores pode evoluir mais rapidamente apenas por sentar próximo a um expert, vendo e ouvindo seu jeito de trabalhar e discutindo soluções com ele.
- Folded Zippered Process / Processo zipado e arquivado: Quando se tem times parados dependendo de uma definição de requisitos e você investe em estreitar a comunicação e paralelizar o trabalho, mesmo sob risco de mudanças.
- Early and Regular Delivery / Entregas antecipadas e regulares: Projetos trabalham com iterações curtas. O resultado de cada iteração é a entrega de um sistema funcional. As funcionalidades são acrescentadas ao longo das interações, mas com o mesmo nível de qualidade.
E aí, conseguiremos identificar os padrões que conversamos no cafezinho de forma “científica”? 🙂 Alguém topa o desafio?
Segue abaixo a Estrutura para Identificação de Padrões (tradução do site: http://c2.com/cgi/wiki?CockburnPmForm):
——————————————————————————————————————————————————————————–
<Título> <Autor>
Resumo: <alguma dificuldade>, então... <alguma ação>.
Indicações:
- <Algo que você notou, sugerindo que esse padrão pode ser aplicável>
Contra-indicações:
- <algo que poderia indicar que este modelo não seria aplicável>
Forças:
- <coisas que você quer>
Mas...
- <algo que impediria a que a solução escolhida funcionasse>
Faça isso:
- <Suas sugestões>
Efeitos colaterais:
- <Novos problemas que você pode colher ao aplicar a solução, ou novas questões que vierem a tona. Não deve ficar vazio>
Efeito Overdose:
- <O que pode acontecer de indesejado se você aplicar esse padrão continuamente>
Padrões relacionados:
- <Outro padrão relacionado, generalizado, concorrente, subordinados, vizinhos, com referências ao local onde pode ser encontrado>
Princípios:
- <Qualquer embasamento teórico que você encontre que leve a crer que este padrão deva funcionar. Esta não é uma seção para convencer o leitor, mas sim para servir de matéria-prima para facilitar o trabalho quando chegarmos a discussão sobre princípios fundamentais de dezenas, centenas de padrões>
Exemplos:
- <O tradicional grupo de três exemplos para padrões>
Leitura:
- <O que ler para entender mais sobre os princípios ou o padrão>
———————————————————————————————————————————————————————-
Eli Rodrigues
Olá Eli,
Abordagem interessante essa. Desafio ‘topado’!
/Giovani
Ótimo a sua iniciativa, certamente a experiência é tudo, a teoria deixa muito a desejar quando não há experiência pratica.
Quero aproveitar para lhe perguntar sobre a hipótese de você me ajudar a montar um controle de projetos habitacionais. Desejo ter uma ferramenta que me ajuda a ter a visão geral de todos os projetos em andamento, que eu possa carregar comigo, de preferência impresso, se indagado sobre qualquer um deles, rapidamente, poderei informar o “status”.
Claro que preciso de uma ferramenta onde eu possa alimentar diariamente de forma a obter (diariamente) o andamento do projeto, gerar graficos…não consigo criar algo de minha própria imaginação, formatar entende, uma planilha. Tenho algum conhecimento de microsoft project e boa experiência em excel (macros e fórmulas).
Se puder me enviar alguma idéia, ficarei muito agradecido, enquanto isso, vou aplicar o que suponho ter entendido de seus arquivos.
Que o Senhor Jesus Cristo te abençoe e te retribua pela colaboração voluntaria de sua parte.
Shalom.