O que é Gerenciamento de Projetos?
Afinal, o que é “Gerenciamento de Projetos”? Que tipo de “linguagem” é essa? Por que esse assunto virou moda no mundo inteiro? Neste post você vai finalmente descobrir o que é, para que serve, quais os benefícios, projeção de carreira na área e onde adquirir mais conhecimentos.
O que chamamos de “Gestão de projetos” é o ato de utilizar técnicas para organizar ações visando alcançar um fim específico, seja ele qual for!
Desde as civilizações antigas já se fazia projetos. Alguns exemplos são:
- a.C., a grande pirâmide de Giza, a Muralha da China;
- Nos séculos XV a XIX, as catedrais inglesas, o canal Ellesmer, a grande ferrovia do oeste;
- No século XX, a viagem do homem à Lua, a construção da Disney, o primeiro celular, o pathfinder foi enviado à Marte.
- No século XXI, o iPhone, internet em nuvem, tablet-pcs e o que mais vier.
Por definição, um Projeto é “um empreendimento temporário realizado de forma progressiva para criar um produto ou serviço único” (PMI) ou simplesmente “a concretização de objetivos específicos” (Kerzner)
Primeiro Projeto
A primeira ferramenta para gerenciamento de um projeto foi o Diagrama de Gantt, criado em 1917 por Henry Gantt, que ilustra a duração das atividades do projeto ao longo do tempo e mostra como se concatenam.
A gestão de projetos como conhecemos hoje, no entanto, teve inicio nos anos 1950, quando da realização do projeto Polaris pelo Departamento de Defesa Americano (DoD), tratava-se de um míssil de lançamento submarino.Neste projeto foram criados o CPM (métodos do caminho crítico) e o PERT (Program Evaluation and Review Technique), que adicionaram ferramentas ao processo de gerenciamento de projetos.
Os benefícios da utilização de métodos padronizados para o gerenciamento são vários, desde a definição de linguagem comum que facilita a comparação e a mensuração de projetos até a possibilidade de compartilhar boas práticas entre empresas. Além de facilitar a evolução do conhecimento,
PMI e PMBOK
Em 1969 foi fundado o PMI (Project Management Institute), uma entidade com a missão de difundir o conhecimento das técnicas de gerenciamento de projetos e a profissão do Gerente de Projetos.
Finalmente em 1987 foi lançado o PMBOK (Project Management Body of Knowleadge), que é um guia contendo padrões e as linhas mestras das práticas da Gestão de Projetos, que é atualizado quadrienalmente. O PMBOK é dividido em 10 áreas de conhecimento:
- Integração
- Escopo
- Tempo
- Custos
- Qualidade
- Recursos Humanos
- Comunicações
- Riscos
- Aquisições
- Partes Interessadas
E tem uma estrutura de processo organizada em 5 grupos, que agrega dezenas de processos que vão desde a definição do “termo de abertura” até a “coleta de lições aprendidas”.
- Iniciação
- Planejamento
- Execução
- Controle
- Encerramento
Embora haja um processo definido, o nível de detalhe é propositalmente insuficiente para o uso imediato. Isto ocorre para que cada empresa acrescente os detalhes que mais se adeque ao seu negócio.
Projeção de Carreira de Gerente de Projetos
O “Gerente de Projetos” é o profissional treinado nas técnicas e ferramentas de Gestão de projetos, que está apto a planejar e acompanhar projetos, de qualquer porte, desde sua iniciação até o encerramento. Procurando garantir principalmente o atingimento da “restrição tríplice” de Escopo, Prazo e Custo. Mas também observando todas as demais áreas e processos do modelo.
(Chama-se “restrição tríplice”, pois são dependentes entre si, Sempre que há modificação em uma das restrições as demais são impactadas).
O mercado de trabalho para o Gerente de Projetos costuma ser vasto, e permite a atuação nas mais diversas indústrias e áreas de conhecimento, desde projetos de produção de cana de açucar até planos ambientais, por exemplo. Costuma haver variação na demanda por Gerentes de Projetos de acordo com a situação econômica do País.
Mais conhecimentos
O PMI oferece programas de certificação para “garantir” que os profissionais possuem a experiência e o conhecimento necessários para gerenciar projetos. Estas certificações costumam ser um diferencial no mercado de trabalho. Muitas universidades também passaram a oferecer MBAs (Master in Business Administration) específicos em Gestão de Projetos, o que também é considerado um diferencial no mercado.
Bem, este o basicão da Gestão de Projetos. Existe muito mais a ser definido, comentado e discutido e é exatamente este o objetivo deste blog.
Eli Rodrigues