Desvendando o Home Office
- Este post foi publicado no site EmpregaTI em 7 de julho de 2011.
Você já pensou em trabalhar de casa?
Muita gente se interessa pelo Home Office de olho na flexibilidade de horário e na liberdade de trabalhar a partir de qualquer lugar. Essas e outras vantagens desse tipo novo de trabalho serão abordadas nesse post.
Home Office
Algumas traduções para o português encontradas na web são “Escritório em Casa”, “Trabalho doméstico” e “Tele-trabalho”. Ter um Home Office significa prestar serviços a partir da sua casa, seja para uma empresa, como autônomo ou no seu próprio negócio.
O trabalho pode ser parcial ou total, se precisar ir à empresa alguns dias por semana. Geralmente permite flexibilidade de horário para as atividades que não exijam interação com clientes e parceiros em horário comercial. Mas também costuma ser necessário ficar disponível para reuniões em horários pouco convencionais.
O Home Office é aplicável a qualquer tipo de negócio que precise cobrir grandes áreas geográficas e que não necessitem de atendimento pessoal (físico). Isso inclui:
- Vendas virtuais
- Treinamentos
- Editoração
- Telemarketing
- Suporte de informática
- Desenvolvimento de softwares
- Logística e compras
- Realização de projetos etc.
Vantagens
Para a empresa:
|
Para o profissional:
|
Desvantagens
Para a empresa:
|
Para o profissional:
|
Rotina no Home Office
A rotina não é muito diferente do trabalho convencional, existem horários e tarefas a cumprir. A cobrança por resultados costuma ser maior, por não estar “sendo visto” é preciso muita atenção para não atrasar entregas, não perder reuniões e manter sua estrutura de gestão informada do andamento dos trabalhos, sem estes parâmetros não há como supervisionar seu trabalho.
Como em todo trabalho, a demanda pode variar, alguns dias você pode trabalhar 14hs e em outros menos de 8hs, depende dos projetos, do cenário, da época do ano etc.
Os amigos e parentes demoram alguns meses para acostumar com essa forma “diferente” de trabalho, pois acham estranho você ficar em casa na frente do computador o dia todo. Tenha paciência com as piadinhas, que depois de alguns meses todo mundo vai acostumar. O importante é conseguir balancear a vida pessoal e a profissional, sem deixar que uma cause impacto na outra, cumprir suas obrigações e ainda assim ter condições de definir suas prioridades e ter uma qualidade de vida muito melhor.
Eli Rodrigues