Filme: O senhor das moscas
Sinopse
O senhor das moscas é um filme fantástico, baseado no livro homônimo escrito por William Golding. Ele retrata a história de um grupo de garotos que sofre um acidente aéreo e se abriga numa ilha deserta.
Ao chegar na ilha, os garotos elegem um líder e estabelecem uma sociedade colaborativa e democrática, com missões para coleta de alimentos, montagem de um acampamento e a manutenção de uma fogueira para serem resgatados. A frágil sociedade começa a desmoronar, quando um grupo de garotos questiona a probabilidade de serem resgatados, e prefere ocupar seu tempo com brincadeiras e caças, invés de manter a fogueira. A situação fica mais tensa quando um dos garotos encontra um monstro na ilha.
Sem a proteção dos adultos, os garotos sentem-se obrigados a criar mecanismos de proteção, e com isso, juntam-se quase todos ao grupo de “rebeldes”. Assustados e agitados, começam a zombar e até a ferir uns aos outros, criam rituais com danças e oferecem sacrifício ao monstro. No ápice do filme, os garotos rebeldes tentam exterminar todos seus opositores até que, finalmente, são resgatados.
Análises do filme
Fiz um apanhado de várias análises possíveis sobre o filme: Dicotômica, histórica, psicológica e social.
Na dicotômica, Ralph e Jack representam ordem versus caos, democracia versus tirania, justiça versus medo, bem versus mal etc.
Historicamente, considera-se o fato do livro ter sido escrito após a segunda guerra. Jack e seu exército representariam os nazistas e a perseguição e extermínio de opositores.
Pelo prisma psicológico, observa-se a natureza competitiva do ser humano (embora haja controvérsias) e como livre da lei pode se tornar selvagem. Também se pode observar a complexidade do ser humano se olharmos todos os personagens como um único ser, sendo Ralph a bondade, Jack a parte selvagem, Piggy a racionalidade e Simon o lado espiritualizado etc.
Pelo aspecto social, observa-se como o poder democrático pode ser manipulado para o mal; como as pessoas tem mais facilidade para unirem-se contra um inimigo comum (monstro) que pelo bem comum; como as pessoas são manipuladsa por suas necessidades, neste caso, a satisfação imediata da sensação de medo etc.
O que mais me chama atenção é o processo de transformação que os garotos passaram. Tiraram suas roupas, tornaram-se como índios, pintaram seus rostos, adotaram lanças, juntaram costumes e tornaram-se um grupo coeso e disposto a a seguir a liderança de um ditador. Quanto mais garotos participavam do grupo mais os “opositores” se sentiam pressionados a conversão.
Eli Rodrigues
Links relacionados:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Senhor_das_Moscas
- http://lrsr1.blogspot.com.br/2011/02/analise-de-filme-sobre-o-problema-da.html
- http://www.abcdamedicina.com.br/o-senhor-das-moscas-willian-golding-analise-do-homem-sociedade-valores.html
- http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/reflexao-sobre-o-filme-o