Como fazer a Curva S
Oi pessoal,
Recebi uma solicitação de explicação sobre como calcular a Curva S e neste post apresento um modelo simplificado, para fins didáticos.
A Curva S tem essa forma porque a maioria dos projetos gasta mais na fase de execução que nas demais. Como a curva mostra os custos acumulados, a curva tem uma curva maior no “meio” que nas “pontas”.
No exemplo apresentado na planilha constam os valores para 10 meses (cores verde, azul e laranja) e a lista de custos (representada pela cor amarela). Tem-se também o total (somatório) e o Acumulado, que é composto pelo acumulo dos totais.
Quanto às cores:
- Amarelo mostra a lista de contas, que num caso real poderiam ser salários, viagens, alimentação, compra de equipamentos, reembolsos etc.
- Verde mostra os três meses iniciais que, neste exemplo específico, correspondem à iniciação do projeto.
- Azul mostra a fase de execução, ou seja, quando põe-se a “mão na massa”, que é quando a construção do projeto é efetivamente executada.
- Laranja mostra a fase de encerramento do projeto, quando os contratos são encerrados, pagamentos realizados etc.
A Curva S tem maior valor quando se compara os valores previstos com os realizados, assim o gestor consegue perceber visualmente se há desvios nos custos do projeto e, assim, decidir tomar uma ação corretiva.
Quem quiser baixar a planilha de exemplo, pode fazê-lo neste link.
Espero ter ajudado!
Eli Rodrigues
Olá Eli, acredito que essa demonstração seja muito simples, fiz uma aplicação com distribuição normal para projetos de grandes complexidades,
https://www.youtube.com/watch?v=BjmyK_cyZ5M
Abraços
Oi Fábio,
É para ser simples mesmo!! Essa é a ideia do blog 🙂
De qualquer forma, obrigado pela contribuição!
Eli