Sopa de letrinhas do Gerenciamento de Projetos
Muitas pessoas se confundem com a “sopa de letrinhas” da Gestão de Projetos, principalmente porque as siglas são muito parecidas. Neste post, vou apresentar a definição e para que serve cada sigla.
PMI
A sigla vem de Project Management Institute ou Instituto de Gestão de Projetos, em português. É uma instituição internacional sem fins lucrativos, que coleta e divulga as melhores práticas da área.
Sua utilidade é juntar os conhecimentos através de pesquisas, consultorias e consultas públicas num livro único que condensa todo conhecimento da área.
Leia também: “Como gerenciar um projeto” .
PMBOK
A sigla significa Project Management Body of Knowledge ou Corpo de conhecimento de Gestão de Projetos, em português.
É um livro que contém as melhores práticas, que é revisado e atualizado a cada 4 anos por representantes do PMI. O PMBOK serve para que as pessoas tenham uma única fonte de consulta sobre todo conhecimento de gerenciamento de projetos e é utilizado para realização de provas de certificação como a CAPM e o PMP.
Leia também: “Como me tornar gerente de projetos” ou acesse a área geral de “Gestão de Projetos” do site.
CAPM
Certified Associate in Project Management ou Associado certificado em Gestão de Projetos, em português.
É uma certificação internacional que atesta que o associado (ao PMI) tem conhecimento em Gestão de Projetos, pois foi testado em uma prova e, atesta seu comprometimento em adquirir experiência nos próximos anos. Extremamente recomendada para novos Gestores.
PMP
Project Management Professional ou Profissional de Gestão de Projetos, em português.
É uma certificação internacional com validade de 3 anos, conferida ao profissional que for qualificado, segundo critérios que avaliam a experiência, e testado por meio de um exame com questões práticas e situacionais.
A cada 3 anos, a certificação deve ser renovada junto ao PMI, através da apresentação de “realizações”, medidas pelos PDUs.
Leia também: Seção completa de dicas “para passar no PMP“.
PDU
A sigla significa Professional Development Unit ou Unidade de Desenvolvimento Profissional, em português. É o sistema de pontuações utilizado pelo PMI para medir o desenvolvimento dos PMPs. PDUs devem ser apresentados trienalmente, para fins de renovação da certificação PMP.
PMO
PMO significa Project Management Office ou Escritório de Gestão de Projetos, em português.
É um departamento (ou pessoa) responsável pelos processos de Gestão de Projetos na empresa, seja pelo provimento de modelos (templates), apoio aos gerentes de projetos ou até a estruturação estratégica dos projetos.
Se tiver interesse em mais detalhes, leia “O que faz um PMO afinal?“.
—
Eli Rodrigues
Olá,
Estou no quarto ano de Engenharia Civil e tenho bastante interesse em Gerenciamento de Projetos. Porém, ainda não tenho experiência e como sabe, estão com poucas oportunidades. Acredita que eu obtendo o certificado CAPM pode me ajudar, e será que é um requisito interessante para meu curriculum e conseguir oportunidades na área da construção civil?
Oi Herlanio, tudo bem?
Sim, as oportunidades estão escassas. Para saber se o CAPM é ou não um diferencial na área de eng. civil, é preciso analisar se as empresas estão demandando e quantos dos seus concorrentes a possuem. Tudo é uma questão de oferta e demanda, quanto mais empresas querem algo e menos profissionais possuem a qualificação, maiores as chances.
Veja o post que escrevi sobre emprego na crise: https://www.elirodrigues.com/2016/02/21/arrumando-emprego-na-crise-dilemas-e-estrategias/
E, se desejar, adquira o e-book sobre estratégia de carreira: https://www.elirodrigues.com/2015/12/11/ebook-plano-de-carreira/ Ele vai lhe dar todo raciocínio para montar sua própria estratégia e se diferenciar dos demais.
Grande abraço,
Eli Rodrigues