Gestão de conflitos e a janela de Johari
Uma das principais fontes de conflitos, o conflito interno ocorre porque o indivíduo não se permite seguir um dos conselhos mais antigos da humanidade: “Conhecer a si mesmo”.
Nossa personalidade é composta pelo conjunto das experiências que vivemos, embora nosso temperamento já nasça conosco. Minhas sobrinhas, que aqui chamarei de Melina e Márcia, são bons exemplos. Enquanto Melina é supersimpática e recebe a atenção de todos por isso, Márcia tem um temperamento dominador e obtém a atenção organizando brincadeiras para que todos participem, do jeito dela, é claro.
A janela de Johari
“A janela de Johari é uma ferramenta conceitual criada por Joseph Luft e Harrington Ingham em 1955” (Wikipedia). Ela demonstra, através da analogia com uma casa, que há partes de nossa personalidade que não conhecemos e que, por isso, devemos ponderar antes de tomar algo como verdade e entrar num conflito.
Os quatro cômodos da casa refletem nossa personalidade (ou imagem):
- No primeiro cômodo, fica tudo que todos sabem sobre nós;
- No segundo, reside tudo que apenas nós sabemos;
- No terceiro, tudo que os outros sabem sobre nós que desconhecemos;
- E no quarto cômodo, o que ninguém sabe, nem mesmo nós.
Ora, nossos hobbies e a forma como lidamos com as pessoas num evento social são coisas conhecidas por todos (Cômodo 1). Nossos sonhos de vida, valores e expectativas, em geral, só nós sabemos (Cômodo 2). Nosso jeito de andar, falar e como lidamos com problemas, apenas os outros sabem e nós não (Cômodo 3) e como vamos reagir a um acidente, um assalto ou uma situação inesperada, ninguém pode prever (Cômodo 4).
A partir do momento que tomamos consciência disso, passamos a nos comunicar melhor com as pessoas, expor nossas expectativas de forma assertiva, a entender que elas também têm necessidades que não estão expostas. Mais importante que tudo, aprendemos a internalizar que as pessoas não são exatamente o que mostram e que, em situações de conflito, podem acabar agindo de uma forma que ninguém espera, mesmo que isso bote tudo a perder.
Lidar com pessoas é a maior atribuição de todo líder, mas conhecer a si mesmo é a missão fundamental de qualquer ser humano.
“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses” (Oráculo de Delphos)
Eli Rodrigues
Leia os posts abaixo, se desejar saber mais sobre liderança:
- Série: O basicão da liderança
- Testes de liderança, personalidade e temperamento
- Vídeos sobre liderança, motivação e trabalho em equipe
- Livros sobre liderança
- Empatia
- Todos os textos sobre liderança do blog
- Janela de Johari no Wikipedia
Bem interessante…