Como a conformidade social pode afetar os negócios
Conformidade Social
A conformidade social é a alteração de comportamento e crenças de uma pessoa em decorrência da pressão de grupo. Elas podem ser realizadas pelos membros do grupo ou por seu líder e tomam forma, por exemplo, através da repressão de um comportamento, a censura de opiniões, ações físicas ou psicológicas.
Se pensarmos a respeito, veremos que a família, a escola, a igreja e a comunidade em geral nos direcionam a comportamentos muito similares aos demais membros do grupo, ou seja, nos levam à conformidade social.
Muito do que somos e acreditamos é fruto do meio onde vivemos. Se nossa família é receptiva a visitantes, também nos tornamos; se é mais fechada, assim nos tornamos também. Se a sociedade onde vivemos valoriza o sucesso financeiro, é isso que vamos buscar; se, em contrapartida, valoriza a evolução espiritual e o humanismo, também nos encaminharemos nessa direção.
É um fenômeno social inconsciente e inevitável. E sempre que decidimos romper com um grupo, acabamos nos juntando a outro grupo, ficando novamente sujeitos à sua conformidade.
Conflito e Acomodação
Quando uma nova empresa ou projeto se iniciam, os membros entram em conflito, cada membro buscando o seu lugar. Essas pessoas tentam se destacar conforme suas habilidades, testando uns aos outros até descobrirem quem é o líder, quem é o habilidoso, o sábio e outros estereótipos comuns.
Depois de um certo tempo, se poderá observar que houve um ajuntamento e as pessoas passam a se comportar de forma mais similar, acomodam-se, cada um na sua função. Se a cultura vigente for chegar e sair mais tarde, aqueles que não se comportam dessa forma serão reprimidos até que se adaptem. Se a cultura for mais submissa, da mesma forma acontecerá etc.
Se esta empresa começar a interagir com outras empresas, por qualquer motivo que seja, novos grupos se formarão. Alguns, serão mais adaptados ao cliente X, outros ao jeito de ser do fornecedor Y e haverá, certamente, um novo conflito, agora organizacional.
Depois de um certo tempo, todo o bloco se comportará de forma similar. Seja este bloco um grupo empresarial, um grupo de amigos ou uma cidade, foi estabelecida a conformidade.
Conformidade e Normalidade
O comportamento vigente pode ser uma criação conjunta ou estabelecido por um líder, mas só estará completamente instituído quando a maioria estiver conforme.
O hábito de nos compararmos é tão fortemente enraizado em nosso inconsciente que até quando vamos procurar um hotel pela Internet somos influenciados pelas opiniões dos outros, ainda que sejam desconhecidos, por isso o sucesso de sites que mostram opiniões como comparativo. Não apenas os humanos, mas todos os animais que vivem em sociedade, têm necessidade de descobrir o que é “normal” e isso se avalia através da frequência.
Na Estatística, a curva Normal mostra a frequência de ocorrências de um determinado evento. Nela, é possível identificar que “normalmente” os eventos tendem a um ponto central, deixando aos extremos (abas), os comportamentos diferentes.
Se isso lhe parecer estranho demais, observe o gráfico de variação do índice Bovespa de 2000-2014 (acima) e veja como o comportamento de grupo influencia a economia. Quando uma certa quantidade de pessoas começa a comprar ações, os demais também compram, quando começa a vender, os demais também vendem.
O mesmo está acontecendo com o Brasil em 2015-16, ao perceber que um concorrente aumentou seus preços, todos aumentam também e isso gera a inflação. Ao perceber que todas as pessoas próximas reduziram suas compras, independente do motivo, todos param de comprar também, gerando a recessão.
Cultura Organizacional
A cultura organizacional é o conjunto de crenças e valores de uma empresa. Como as empresas são formadas por pessoas e a normalidade não significa a totalidade, sempre há pessoas que não se engajam totalmente naquela cultura.
No entanto, em qualquer avaliação de engajamento, sempre se perceberá que apenas 70% das pessoas estão realmente adaptadas (se puderem responder anonimamente, é claro, senão, será um percentual muito maior). Isso corrobora o conceito dos 3 sigma, 68,26% das pessoas concordam em se comportar de determinada forma, é impossível agradar a todos.
Mas, deixemos a estatística de lado e nos concentremos no comportamento.
Quando a conformidade se torna um problema?
A conformidade se torna um problema quando as pessoas se apegam demais àquele comportamento e fecham os olhos às mudanças de mercado. Não é raro ver os grupos (ou panelinhas) procurando agradar uns aos outros perigosamente. Enquanto a tecnologia e os modelos de negócios mudam, para não desapegar da conformidade, a empresa continua se comportando da mesma forma.
Acontece que o concorrente pode estar numa conformidade um pouco maior e acabar se adaptando primeiro, o que faz com que tome contratos/negócios da empresa que não se adaptou. Como diz a frase atribuída a Darwin (embora haja controvérsias sobre sua autoria):
“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.
Se a alta direção se conscientiza que é preciso mudar, ocorre o segundo problema. As pessoas que trabalham naquela empresa já se adaptaram à cultura vigente e não estão dispostas a mudar, farão resistência ativa e passiva para evitar que o status quo se modifique, ainda que isso prejudique a empresa em médio-longo prazo.
O desafio reside em transmitir a nova mensagem numa frequência tão alta que as pessoas percebam que a nova conformidade é inevitável. Por isso, fazem-se reuniões de conscientização, jogos, apresentações de metas e resultados, apresentando exemplos (heróis) etc. No entanto, nosso inconsciente não se atém às palavras, é preciso que a liderança efetivamente se comprometa com a nova cultura no dia a dia, balizando suas ações e decisões pelo novo jeito de ser.
A conformidade, associada ao condicionamento, pode ser uma excelente estratégia de modificação cultural, desde que haja um alinhamento verdadeiro entre o que se diz e o que se faz. Caso contrário, podem-se tentar implantar os mais nobres modelos de gestão e nada funcionará.
Eli Rodrigues
Posts relacionados:
- Metas e Regras: Guiando sua equipe segundo o Planejamento Estratégico
- Por que é tão difícil estabelecer metas?
- Guiando a Cultura Organizacional através de Heróis, Rituais e Metas
- Alinhamento estratégico entre projetos, processos e planos de ação
- O fabuloso monarca do reino dos patos
- Todo funcionário é estratégico