Projetos digitais x convencionais
Nos últimos tempos se tem discutido bastante sobre projetos digitais, possivelmente devido à grande difusão de empresas digitais como Airbnb, Uber e outras. A maioria das empresas têm montado (ou deveriam ter) uma iniciativa digital, mas existe uma dificuldade em reorganizar as áreas atuais frente a essa nova realidade.
A primeira dificuldade refere-se a separar o que é um projeto digital de um convencional para, em seguida, decidir qual a estrutura organizacional mais adequada. Neste post apresento duas das principais diferenças, o ciclo de vida dos projetos e o corpo de conhecimento necessário para realizá-los.
Ciclo de Vida
Segundo o PMI, “projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”. Esta definição nos remete a execução de um trabalho que tenha um fim, seja uma data ou um resultado concreto.
Muitos acreditam que projetos ágeis são essencialmente digitais, mas a verdade é que projetos ágeis, baseados no ciclo de vida iterativo-incremental, podem ser aplicados em qualquer contexto, seja numa área de recursos humanos ou no desenvolvimento de software.
Projetos convencionais
Na área de software, mesmo num projeto convencional, faz todo sentido aplicar a filosofia ágil, já que raramente o cliente tem uma visão completa do escopo que deseja construir. Isto faz com que os gestores, neste caso product owners (POs), optem pelo ciclo “priorizar, especificar, implementar, testar e avaliar”, geralmente um processo interno conhecido no framework Scrum como “review meeting”.
Embora não se planeje todo o escopo do projeto em detalhes como se faz nos projetos PMI-like (ignorando a controvérsia relacionada ao planejamento em ondas), o projeto segue o ciclo convencional, centralizado nos princípios do “valor de negócio” e do “time box”, basicamente realizando projetos de escopo aberto e tempo fixo.
Deste modo, um projeto convencional finaliza quando todos os itens do product backlog forem terminados ou quando o tempo acabar.
Projetos digitais
Os projetos digitais constroem e evoluem ativos digitais (sites, aplicativos, chatbots) centrados no cliente (customer centric).
Eles também possuem product backlog, time boxes e review meetings, mas trazem consigo objetivos de negócio (e.g. aumentar a aquisição de clientes em 10%, transferir clientes dos canais físicos para os digitais, reduzir o churn em 5%), o que exige que se adicionem às etapas de “priorizar, especificar, implementar, testar e avaliar” também o feedback do cliente.
Esta simples modificação reverte o foco do escopo do projeto para a eficácia do serviço, transformando cada projeto numa fase do ciclo de vida de um produto. Na literatura PMIsta, isto corresponde a um Portfólio (um conjunto de projetos que busca atingir a um objetivo estratégico), podendo ser composto, por exemplo, por um projeto de construção inicial (MVP) e vários outros projetos evolutivos, determinados a partir dos indicadores de uso.]
Corpo de conhecimento
Corpo de conhecimento é o nome que se dá a um conjunto de conceitos, termos e atividades que delimitam um domínio profissional, é uma espécie de representação de conhecimento, acreditado por uma organização.
Delimitar através do corpo de conhecimento é um mecanismo que pode ser utilizado para separar o que faz parte e o que não faz na diferenciação dos projetos digitais e convencionais.
Projetos convencionais
Num projeto convencional, a missão do gestor está relacionada a liderar pessoas e gerenciar recursos para completar um escopo, com qualidade, dentro de um prazo específico. No contexto dos projetos de software, é necessário conhecer sobre gerenciamento de projetos, tradicionais ou ágeis, e sobre engenharia de software.
Project Management Body of Knowledge | Scrum Guide | Software Engineering Body of Knowledge |
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Isso nos leva a entender que há dois principais fatores a considerar na gestão de um projeto: A engenharia do que se deseja construir e a própria gestão em si, sem entrar no mérito de qual é o melhor framework, neste primeiro momento.
Projetos digitais
Por outro lado, nos projetos digitais, a missão está mais relacionada a entender porque fazer o projeto. Deste modo, o gestor deve ampliar os espectros de gestão e de engenharia, incluindo aspectos como a experiência do cliente, a estratégia digital e sustentabilidade da solução técnica.
The standard for Portfolio Management | Certified Customer Experience Professional | The digital practitioner body of knowledge |
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É claro que toda definição proveniente do portfólio se desdobrará, mantendo a necessidade do conhecimento de gerenciamento de projetos (tradicionais ou ágeis). Da mesma forma, o conhecimento em desenvolvimento de software continua sendo necessário, ao qual são acrescentados os BOKs de CX e o DpBOK.
Resumindo as diferenças, podemos extrair dois pontos fundamentais:
- Ciclo de Vida: Um projeto digital é, na verdade, um portfólio de projetos que contém vários projetos convencionais, organizados com o propósito de atender aos objetivos de negócio, tendo centralidade no cliente.
- Corpo de conhecimento: Os conhecimentos necessários para gerir projetos digitais incluem gerenciamento de portfólios, customer experience e no mundo digital, enquanto nos projetos convencionais enfocam-se conhecimentos em gerenciamento de projetos e na engenharia de software.
Referências:
- Certified Customer Experience Professional
- Project Management Body of Knowledge
- Scrum Guide
- Software Engineering Body of Knowledge
- The Digital Practicioner Body of Knowledge
- The Digital Project Manager
- The essentials of a Digital Project
- The standard for Portfolio Management
Eli Rodrigues