Dicas importantes para apresentar um projeto
Leia também: Como apresentar um projeto
Recomendações para o preenchimento adequado do modelo
- Seja claro e persuasivo na descrição de resumo, objetivo, justificativa e vantagens competitivas. Estes são os pontos principais para convencimento do investidor;
- A metodologia do projeto deve descrever de forma superficial todos os passos da solução do projeto;
- Sempre que utilizar dados inexatos/estimativas, explique o método utilizado e as premissas consideradas.
- Sempre que utilizar informações de outro lugar, faça a referência bibliográfica de forma adequada. Vide “Como fazer referências bibliográficas”
- É mais fácil obter aprovação se montar a Apresentação a partir dos critérios de aceitação do financiador. Vide o padrão de projeto “Zippered Process“
- Acrescente informações detalhadas sobre a finalidade de cada recurso humano, material e financeiro. Qualquer dúvida sobre sua finalidade pode pôr outros projetos na frente do seu.
- Seja realista nos valores previstos, devem ser compatíveis com os valores de mercado.
- Observe a probabilidade dos valores sofrerem alterações ao longo do tempo (do momento de submissão do projeto até sua aprovação), Use índices como IGP-M, IPCA.
- Se precisar de bens/serviços importados a variação cambial pode ser um grande risco, pois normalmente os editais não aceitam moeda estrangeira. Verifique junto à área financeira a melhor forma de se respaldar sobre a variação cambial.
- Observe o modo de apresentação, cada financiador tem uma preferência, às vezes roadshow, powerpoint ou documento escrito com formato específico.
- Observe as exigências do financiador, geralmente estas transações exigem documentação financeira, social e jurídica da empresa proponente, dos participantes e até planos de negócio.
Esteja sempre preparado!
Além das apresentações detalhadas, existem as pré-apresentações. São aquelas em que o proponente tem apenas poucos minutos para “vender a idéia”, como os “road shows”, utilizados nas apresentações das candidatas a start ups. Em ambos os casos, a mera apresentação de características e vantagens não são suficientes, é preciso convencer o patrocinador. Utilize técnicas mais atualizadas de apresentações, com roteiro, personagens e uma carga emocional, além, é claro, de um visual encantador [10].
Tenha sempre a apresentação de 30 segundos na manga para aquele breve instante no elevador em que você precisa “vender uma idéia”, e assim criar a oportunidade para uma apresentação posterior, mais detalhada.O importante é ter as informações organizadas de forma sucinta, com os dados à disposição.
Não basta ser inovador, é preciso trabalhar de forma organizada, ter embasamento teórico e estar preparado para apresentar as idéias. Sucesso a todos!
Eli Rodrigues
Leia também: