Resiliência – Guia para Situações Difíceis

Resiliência – Guia para Situações Difíceis

 

O que fazer quando tudo dá errado? Quando seu objetivo demora demais para acontecer? Como controlar a ansiedade e o estresse?

Seu projeto foi cancelado, você não consegue aquela promoção,  sua empresa está em risco, um novo concorrente está com preços abaixo do valor de mercado. E porque não falar sobre coisas mais pessoais, como: você perdeu o emprego, seu relacionamento acabou, um membro da família faleceu. Você não consegue planejar nada… todos seus planos são adiados por tempo indeterminado… as coisas estão caóticas, deu Tudo errado!

Importante notar que o “Tudo errado” é uma percepção subjetiva e pessoal, o que para uns é um processo normal, para outros pode ser o pior pesadelo. Mas não se estresse muito, a vida tem um curso incontrolável mesmo, gosto de pensar que é como o mar, que vai e vem, tem maré alta e baixa, as vezes traz uma tsunami e as vezes está calmo.

As dificuldades da vida ajudam a desenvolver nosso caráter, e com ele, uma atitude importante que alguns chamam de maturidade, outros de coragem, eu prefiro chamar de Resiliência, um termo emprestado da Física que, segundo o dicionário Aurélio, significa:

“É a propriedade de pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora de tal de formação elástica.”

Traduzindo para a vida humana, é a atitude que faz uma pessoa enfrentar dificuldades, manter-se no controle e voltar a normalidade. A definição do Wikipedia também ficou muito boa:

“É a capacidade do indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse, etc. – sem entrar em surto psicológico.”

Falando de empresas, atualmente é bastante difundida uma teoria  que separa Conhecimentos (saber), Habilidades (saber fazer) e Atitudes (querer fazer), conheço pelo nome de “CHA“. A maioria dos profissionais centraliza seu foco em adquirir Conhecimentos e a maioria das empresas tem foco em Habilidades.

Por que não há programas para desenvolvimento de atitudes? Porque não é algo que se consiga fazer com palestras motivacionais ou na sala de aula de um MBA. Seres humanos aprendem somente com suas próprias experiências. Por isso é muito difícil, se não for impossível, ensinar uma atitude.

Então, como de praxe, tentei traduzir algumas lições aprendidas na forma um “Guia para Situações Difíceis”, na esperança de que ajude alguém como tem me ajudado:

  • Conscientize-se dos Altos e baixos – O mercado de trabalho, assim como uma ação da bolsa de valores, sofre altos e baixos. Tome consciência disto. Seja qual for a razão da instabilidade, não fique “encanado”, busque soluções se houver. Se não houver, espere e siga os próximos princípios abaixo.
  • Saiba que Tudo passa – Seja qual for a razão do desconforto, certamente vai passar, tudo passa, por maior que seja o problema. Mas lembre-se: As coisas boas também passam! A sensação é causada pela saída da zona de conforto, apenas isto. Por isso, mesmo em épocas estáveis, nunca pare de procurar “um novo queijo”.
  • Procure relaxar, as coisas acontecem – Procure relaxar, o estresse e a ansiedade só atrapalham a percepção das oportunidades. E as melhores surgem em situações inusitadas, raramente através de anúncio no jornal.
    As vezes seu concorrente, melhor preparado, simplesmente sai da empresa e a vaga é sua. Não se preocupe tanto, passeie, converse com as pessoas e fique aberto.
    Uma citação da Bíblia: “Nas minhas investigações debaixo do sol, vi ainda que a corrida não é para os ágeis, nem a batalha para os bravos, nem o pão para os prudentes, nem a riqueza para os inteligentes, nem o favor para os sábios: todos estão à mercê das circunstâncias e da sorte.” (Bíblia Cristã Ec 9:11).
  • Aponte seu foco para o longo prazo – Alinhe a flecha no seu arco, mire para o  ponto mais alto que a curva do seu arco puder alcançar e faça do local de queda da flecha o seu novo marco.
    Pense onde quer chegar em longo prazo, defina metas desafiadoras, mantenha suas anotações, revise periodicamente e siga em frente. Isto vai te ajudar a tomar decisões ao longo do caminho.
  • Concentre-se e Pense positivo – Concentre-se! Se todos ao redor estiverem reclamando, use seu fone de ouvido. Se a cidade inteira te pergunta como está sua empresa que faliu, mude de cidade, é melhor que agredir as pessoas verbalmente. Estude alguma coisa nova. Adquira uma nova habilidade. Concentre-se em atingir uma das suas metas que seja possível no momento. E pense sempre positivo, lamentar-se não vai ajudar a resolver o problema, conversas desanimadas só aumentam o desânimo.
  • Tenha uma válvula de escape – Tenha uma válvula de escape, ninguém é de ferro! Alimente-se bem, faça exercícios, saia com amigos de outro círculo social, converse sobre outros assuntos, leia um livro novo, entre num trabalho de caridade, faça terapia, pratique yoga. Faça qualquer coisa que tire o foco do problema.
  • Avalie se vale a pena – As vezes a situação simplesmente não vale a pena. Se perceber que não existem chances reais de melhoria, pense na possibilidade de buscar novas oportunidades. Se fizer isso de forma bem planejada, sem desespero, não irá prejudicar a ninguém. Quem começa antes sempre tem maiores chances.

É isso mesmo, quem está na chuva é pra se molhar. Não deixe de arriscar novas conquistas com medo do fracasso ou das instabilidades, seja Resiliente! Quem faz escalada em parede de academia nunca vai alcançar o cume de montanha nenhuma. Faça sempre o melhor. Boa sorte!

“A prata é submetida ao fogo em alta temperatura para garantir sua pureza, assim é formado nosso caráter”

 

Referências:

– Bíblia Cristã.
– JOHNSON, Spencer. Picos e Vales. Editora Record.
– JOHNSON, Spencer.Quem mexeu no meu queijo. Editora Record.
– SOUZA, Cesar. Você é do tamanho de seus sonhos. Editora Agir.

Eli Rodrigues

Publicado por: Eli Rodrigues