A primeira lição do novo gerente

A primeira lição do novo gerente

 

Novo gerente sabe como é, né? Sempre entusiasmado para realizar. A equipe com aquela cara de desconfiança, as áreas de apoio botando resistência, os mais antigos em cima do muro, board apreensivo com a contratação, sempre o mesmo cenário…

O primeiro passo é entender a área, rezando para ter processos bem estruturados  que expliquem o funcionamento em detalhes(e principalmente seguidos!!). Mesmo que tenha experiência no negócio, cada empresa é um mundo de variações nas aplicações práticas. É como comprar um eletrônico novo e dar uma olhada por cima no manual antes de ligar.

Acontece que quando começar o estudo e determinar seu primeiro plano de ação, várias coisas vão acontecer em paralelo: novos serviços vão entrar, serviços em andamento vão passar por problemas, clientes insatisfeitos com alguma entrega vão ligar reclamando, funcionários vão pedir aumento, áreas de apoio vão surgir com iniciativas que vão tomar seu tempo (não entrando no mérito), etc. Ele será constantemente interrompido com demandas surpresa que vão lhe tirar completamente do rumo que estava imaginando como um plano de ação inicial.

Calma! Relaxe…

A primeira vez que passei por isso fui parar no cardiologista e foi ele, e não um consultor, que me deu a primeira dica:

“Num trabalho de gestão, sua primeira atribuição é resolver problemas. Acorde de manhã, olhe-se no espelho e prepare-se para matar um leão a cada dia”

Eu já tinha ouvido esse papo de leão antes e não tinha entendido nada, mas depois da experiência prática não foi preciso muita filosofia.

Para lidar com isso, você precisa saber alguns princípios, o primeiro deles é a PRIORIZAÇÃO. É simples:Defina seu plano de ação e organize em pacotes. Prioridade UM para o que for urgente e importante, Prioridade DOIS para o que for importante e não urgente, Prioridade TRÊS para o que for urgente e não importante e Prioridade QUATRO para o que for não importante e não urgente. Conforme a figura dos “7 hábitos altamente eficazes”:

(fonte da figura:

Depois de priorizar, defina os pacotes de trabalho com critérios de aceitação, responsáveis e prazos. Depois fica mais fácil acompanhar.

Problemas fazem parte do dia-a-dia do gerente, se tudo desse certo sempre a empresa não precisaria de você. Então, prepare-se!

Eli Rodrigues

Publicado por: Eli Rodrigues

There are 3 comments for this article
  1. Roosevelt Araújo at 15:24

    Dicas interessantes para ser aplicar no dia-a-dia. Mesmo para quem ainda não é um gerente, é interessante se preparar para os desafios do mercado de trabalho. E tudo começa em nossa mente. Planejar, organizar-se e estar motivado para enfrentar os desafios diários.
    Parabéns pelo post.

    Forte abraço.

  2. Pingback: Administração do tempo usando GTD « Liderança e Gestão de Projetos
  3. Pingback: “O discurso do Rei” e como pessoas limitadas podem gerar resultados impressionantes « Liderança e Gestão de Projetos